• Intercâmbios na Alemanha para Adultos

Visto para a Alemanha

Visto Alemão

Na Alemanha, você curtirá as suas férias aprendendo alemão em uma de nossas duas escolas de alemão em Frankfurt ou em Düsseldorf. Antes de você chegar ao seu destino, talvez você precisa solicitar um visto para Alemanha. Aqui respoderemos todas as suas dúvidas a respeito deste assunto.

O Tratado de Schengen eliminou as fronteiras entre os países da União Européia. O trânsito livre interno entre estes países é uma das características principais do acordo. Isto também modificou e endureceu às normas e os requisitos de entrada nas fronteiras exteriores.

Portanto, caso você seja cidadão de um dos países da União Européia ou do Tratado de Schengen não precisará de nenhum tipo de visto para a Alemanha. Se você precisa de algum tipo de documento identificado em vigor, como um passaporte ou uma carteira de identidade. Os estudantes de alemão de outros países podem precisar de uma permissão de entrada ou um visto para a Alemanha, dependendo dos acordos de seu país com a Alemanha.

Se seu país, encontra-se na seguinte lista, então você não precisará de um visto para Alemanha caso sua estadia seja menor que 90 dias: Albânia, Andorra, Antígua e Barbuda, Macedônia, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Brunei Darussalam, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Israel, Japão, Coréia do Sul, Macedônia, Malásia, Maurícia, México, Mônaco, Montenegro, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, San Marino, Singapura, Santa Sede, Servia Montenegro, Seychelles, Taiwan, Hong Kong, Macao, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela.

Se seu país não se encontra entre estes países, você precisará de um visto para a Alemanha, seja qual for o tempo em que você planeja estadiar.

Onde solicitar o visto para a Alemanha

Para maiores informações sobre o visto para a Alemanha, por favor acesse às páginas das Embaixadas e dos Consulados da Alemanha no Brasil e em Portugal:

Como solicitar o visto para a Alemanha

Os requisitos para solicitar o visto alemão podem variar de acordo com a sua nacionalidade, motivo e duração de sua estadia, mas geralmente você precisará dos seguintes documentos para solicitá-lo:

  • Formulário preenchido de aplicação do visto para a Alemanha
  • Fotografia Biométrica recente
  • Comprovação de seu curso de alemão, que é a razão de sua visita. A Sprachcaffe proporcionará uma carta-convite para você caso seja necessário e tenha realizado a matrícula de seu curso de alemão com êxito.
  • Comprovação que você tem recursos econômicos necessários para financiar toda a sua estadia.
  • Alojamento ou endereço de onde você residirá durante toda a sua estadia. A carta-convite da Sprachcaffe lhe ajudará para isso caso você também tenha reservado o alojamento juntamente com o curso.
  • Passagem áerea de volta
  • Seguro de saúde que cubra você durante toda a sua estadia, e que não haja algum limite em caso de urgência

Consulte a Embaixada ou Consulado de seu país ou as autoridades alemães competentes para mais informações. Como sempre, os processos administrativos sempre demoram mais que o tempo desejado, portanto é recomendável que você comece a tramitar o seu visto para Alemanha o quanto antes.

Requisitos Gerais

Os estudantes europeus ou pertencentes aos países que fazem parte do Tratado de Schengen não precisam de nenhum tipo de visto para Alemanha, basta apresentar a identificação habitual de seus países de procedência. Os cidadãos de Portugal por exemplo somente pecisam levar a carteira de identidade nacional, o passaporte válido ou qualquer documento de identificação pessoal que tenha validade.

Contudo, há certos requisitos para todos aqueles que querem viajar à Alemanha:

  • Verifique em levar um passaporte válido. É extremamente recomendável que seu passaporte esteja válido mais que vários meses depois de sua data de retorno. Todas as crianças que viajam sozinhas deverão ter um passaporte próprio.
  • Seguro de Saúde: Se você é cidadão da União Européia, você precisará ter o Cartão de Saúde Europeu. Se não, você precisará de um seguro de saúde privado.
  • A habilitação para dirigir, caso você tenha a intenção de conduzir na Alemanha. Verifique com a sua Embaixada ou Consulado se a habilitação para dirigir de seu país é reconhecida na Alemanha, no momento em que provém de um país fora da União Européia.
  • Podem servir de ajuda a carteira de estudante, de aposentado ou de deficiente físico. Talvez sejam aceitos na hora de comprar entradas no cinema, no museu, no transporte público ou nos outros eventos culturais.

Por favor, leve sempre com você a sua identificação. Antes de solicitar um visto, antes de viajar, revise que todos os documentos estejam corretos. Para a sua maior segurança na Alemanha, faça cópias dos documentos originais. Caso você perca seus documentos na Alemanha, isto poderia ser de grande utilidade.

Mais Informações:

Se você procura informações mais detalhadas sobre os requisitos para o visto para a Alemanha, como extender ou prolongar a sua estadia, como obter um visto de estudante, ou o que fazer caso você perca seus documentos, por favor entre em contato com a Embaixada ou Consulado da Alemanha, ou com as autoridades oficiais em seu país.

Em caso de emergência na Alemanha, você também poderá entrar em contato com a Embaixada ou Consulado do Brasil e de Portugal em Frankfurt ou Düsseldorf:

  • Embaixada ou Consulado do Brasil na Alemanha: Hansaallee 32, 60322 Frankfurt am Main, Telefone 069 920742
  • Embaixada ou Consulado de Portugal na Alemanha: Friedrichstrasse 20, 40217 Düsseldorf, Telefone 0211 138780